sábado, 29 de agosto de 2009

To "be"


O choro é uma necessidade humana a que muitos estamos acostumados. As lágrimas funcionam como uma descarga emocional de topo… Correspondem ao nosso limite de sentimento. No fim desse momento ficamos, normalmente, aliviados… reconfortados, nem que por simples segundos. Aí as coisas parecem ter sentido. Tudo parece ter um modo de pertencer ao meio.

Há, no entanto, aqueles dias em que nada parece ter sentido. Por vezes… em vez de um dia, temos uma semana assim. É simplesmente frustrante viver desta forma. Aquela dor no peito… aquele insuportável sufoco, aquela necessidade terrível de podermos explodir.

A saudade é capaz de despertar esse tipo se sentimentos, assim como esse tipo de vivências. Uma pessoa apaixonada é como um comboio de alta velocidade. Funciona de um modo perfeito… a não ser que as linhas estejam danificadas. Aí… tudo descarrila. Ocorre aquela explosão de sentimentos… de coisas que nunca diríamos em estado lúcido mas que, naquele preciso momento, precisamos deixar escapar.

A maioria de nós vive com a ideia de que mais tarde ou mais cedo, iremos conhecer a pessoa que nos faz feliz. A nossa cara-metade. No entanto, a espera prolonga-se e a decisão adia-se. E, curiosamente, essa ânsia em conhecer a pessoa “perfeita” apenas faz com que seja ainda mais difícil para nós a encontrar. Vamos estabelecendo cada vez padrões mais altos, padrões que nem nós conseguimos acompanhar. Sim, é certo. É um facto estranho… mas a realidade é mesmo assim! Surpreendente!

Então, ao longo da vida, esconde-mo-nos cada vez mais, abstraindo-nos de tudo o que é realidade…. Prende-mo-nos no mundo da ficção e da imaginação que, mesmo sendo algo indispensável, não é tão importante como a nossa verdadeira vida. Certo é que o homem sem imaginação estaria anos-luz atrás em termos evolutivos… mas sobreviria! No entanto… a vida sem realidade… não é vida. É como viver numa prisão sem portas… e, quando vemos as portas… elas não têm fechaduras.

Saímos então para o chamado “mundo real”. Sim, aquele das decepções, da tristeza, do remorso, do arrependimento. Mas, aí, nunca perdemos a percepção do que realmente somos ou podemos ser. Não no sentido de nos conhecermos… mas no sentido de sabermos aquilo em que nos transformarmos. Todos temos algo que nos faz únicos. E, se procurarmos, essa é uma resposta que podemos sempre obter. Basta querermos procurar…sem receios da solução do enigma.

Pode o céu estar repleto de nuvens, os raios caírem constantemente, a chuva bater incessantemente…. Mas, aí, não teremos medo de descer as escadas e caminhar descalços sobre o chão molhado. Porquê? Porque vivemos e não precisamos de ser ensinados. É nosso. Aí, talvez percebamos que a aurora já chegou e que nós éramos aqueles que não a queríamos presenciar. Na realidade, não estávamos preparados para ela. Talvez tenha chegado o momento pelo qual esperavamos já há largos anos. Chegou a altura de existirmos. Sem medo do que nos espera, sem receio do que aconteça. Apenas… ser.

13 comentários:

  1. 'Apenas...ser' !

    O medo que eu tenho disto Dré ...

    E a qualidade do texto ? Não é preciso dizer que escreves magnificamente e tudo o que escreves faz sentido !

    *

    ResponderEliminar
  2. Afastas? Isso não e' ser curvo, e' ser .. Tu x)

    "A maioria de nós vive com a ideia de que mais tarde ou mais cedo, iremos conhecer a pessoa que nos faz feliz." - isto dito pela pessoa cujo blog se intitula "Afinal ainda ha' esperança" x) bipolar?xP

    "Saímos então para o chamado “mundo real”. Sim, aquele das decepções, da tristeza, do remorso, do arrependimento" =O o meu mundo real tambe'm tem sorrisos e choros de alegria e emoção, e partidas amiga'veis e abraços e tal e coisa x) o teu nao?=P 'agarra_te 'as coisas boas' =)

    ResponderEliminar
  3. Então se eu vir q o Mundo e' triste e q nao vale a pena sair de casa, como e' q vivo o q e' positivo com mais intensidade? (não e' nenhum ataqe, estou mesmo a tentar perceber o q disseste xD)

    E fazes tu muito bem .. Toda a gente tem essas coisas q faz sem ser de propo'sito ou inconscientemente =)

    ResponderEliminar
  4. que texto fantástico, genial! parabéns mesmo (:
    vou seguir *

    ResponderEliminar
  5. Pois, eu faço muitas perguntas, mas sei qd devo parar, va' x)

    Aaah, ja' entendi, e's um pessismista, portanto. Vês o copo meio vazio em vez de meio cheio. Mas, tal como tu dizes, ainda ha' esperança, mas nao q esperes q o mundo mude sozinho, pq, vamos ser sinceros, nao podemos ficar 'a espera q ele mude ou ele nao muda [pq se nao somos no's a muda'_lo, como notamos a diferença?]

    Mas concordo ctg .. Seja o mundo mau ou bom, qd acontece algo de bom, e' sempre motivo de festejar =) Eu nao o vejo assim tao negativo como tu .. Vejo_o um pouco cinzento e' certo, mas com muito laranja x) colourfull world xD

    ResponderEliminar
  6. fantastico! eu nem diria melhor *

    ResponderEliminar
  7. muito obrigada, eu gosto qd me dao carta livre para perguntas *.*

    Pronto, esta' bem, contra factos nao ha' argumentos e se tens razoes para o veres preto, e' pq sao fortes. Mas [ha' sempre um 'mas'] tudo o q e' mau, traz algo de bom, certo? Por exemplo, e's assaltado na rua, para a pro'xima trazes spray pimenta na mala. Uma namorada acaba contigo pq erraste em nao sei quê, para a pro'xima evitas cometer o mesmo erro .. A lua tem duas faces, uma negra e uma branca, as coisas tambe'm têm x) dentro desse negro todo q tu vês, nao ha' nada, nenhuma coisa [ou algu'em], que segure uma lanterna? Procura bem, havera's de encontrar. Isto, se nao e's tu que tens a lanterna na mão, mas desligada x)

    ResponderEliminar
  8. Tens bom reme'dio .. Liga_a x)

    ResponderEliminar
  9. Sim, o escuro tem essa particularidade de ser claro x)

    ResponderEliminar
  10. Sim, André, o mundo real é aquele das decepções, tristezas, remorsos, arrependimentos, mas é também o das realizações, superações, concretizações, esperanças e também alegrias. Para descermos as escadas e caminharmos descalços sobre o chão molhado é preciso, antes de mais nada, que conheçamos o medo, as limitações, as metas e principalmente a nós mesmos. É nesse mundo real tão controverso que adquirimos tais ensinamentos.

    Adorei o seu texto! Desculpe-me se viajei por um tema que não tenha sido o propósito dele, mas o pensamento tem asas e sempre voa além.

    Quero te agradecer o carinho da visita e te dizer que adorei o teu blog e os teus textos. Voltarei.

    Beijos,
    Inês

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito, está perfeito. Identifiquei-me, quando te referes ao choro como uma descarga emocional e que a seguir sentimos aquele alivio nem que seja por escassos segundos.
    É mesmo.

    ResponderEliminar
  12. texto bem escrito , e sentido :')

    ResponderEliminar

Sou feito de críticas ;)