segunda-feira, 7 de setembro de 2009

The Beginning


Hoje acordei com uma vontade estranha de ler o livro que acabei há alguns meses. Estranha porque nunca me tinha acontecido.

Amo escrever e ler no acto o que escrevo, no entanto, não gosto muito de ler 151 páginas que sei de cor e salteado onde o suspense já passou (porque foi criado na minha cabeça...)...

Contudo, lá relembrei alturas da minha vida. Lembro-me claramente do dia em que escrevi o prólogo. Lembro-me que comecei a escrever com lágrimas a escorrer e acabei com um sorriso no rosto mas, também, um aperto no coração. Hesitei muito antes de fazer dessas linhas o começo de algo mas a paixão pelo que amamos fala mais alto, por vezes.

A escrita de poucas linhas implementaram meses de mudança na minha vida. E fico feliz por o ter feito.

Aqui fica:

Um dia, todos vamos morrer. É um facto. Não controlamos o momento, nem tão pouco controlamos o porquê. Se alguém quiser definir aquilo a que chamamos, ocasionalmente, “destino”… terá de afirmar, inevitavelmente, que todo o destino acaba na morte.

É algo sombrio… ter o momento final traçado. Daí, alguns sentiram vontade de acreditar que esse não é o fim. É apenas mais um passo da longa jornada. Talvez o mais difícil. Respostas? Não. Incerteza? Sim.

Todos caminhamos em direcção a algo que nos faz falta. Algo que nos completa. Atreve-mo-nos a tentar a felicidade. Porque, pensamos, uma vida sem felicidade… não é vida.

Todos ansiamos por algo anormal. Aquele "click" que nos faça perceber que é aquilo que devemos fazer. Às vezes, isso até acontece. Contudo, são raros esses momentos. Assim, devemos ser nós a procurar a felicidade. Porque haveríamos de esperar que ela nos batesse à porta, quando ela anda a brincar no nosso jardim?

Temos de abrir a nossa mente… deixar que novas ideias invadam o nosso pensamento. Deixar a rotina do não pensar. Carl Sagan, num dos seus momentos de brilhantismo puro, afirmou: "Descobrir a gota ocasional de verdade no meio de um grande oceano de confusão e mistificação requer vigilância, dedicação e coragem. Mas, se não praticarmos esses hábitos rigorosos de pensar, não podemos ter a esperança de solucionar os problemas verdadeiramente sérios com que nos defrontamos - e nos arriscamos a nos tornar uma nação de patetas, um mundo de patetas, prontos para sermos passados para trás pelo primeiro charlatão que cruzar o nosso caminho".

São lemas, ideias que todos deveríamos instituir no nosso dia-a-dia. Além de nos tornar pessoas mais inteligentes, tornava o mundo em algo melhor. E, nos dias de hoje, é disso que precisamos. Esperança.

Talvez aí, todos possamos ter o nosso final feliz. Talvez a perfeição deixe de roçar o ridículo e anormal e paire pelos lados da normalidade. As histórias de amor poderiam ser perfeitas.

Assim, hoje em dia, não há histórias de amor perfeitas. Escrever uma história perfeita não seria ridículo… seria pura ficção. Até porque sonhar faz sentido… Pena que os nossos sonhos raramente se concretizem.

Só trariam mais esperança. E, reafirma-se, é disso que todos precisamos para sobreviver.

Esperança.

8 comentários:

  1. Esperança. É disso que somos feitos.

    Gostei do excerto... obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Tal prologo deixou-me com curiosidade para ler o resto do livro, gostava de o ver publicado, compraria-o.

    ResponderEliminar
  3. Deixa estar o testamento, eu gosto de testamentos x)

    Eu nao quis que te sentisses grego x) e estava apenas a constatar factos,ditos por rapazes na televisão, que, no dia-a-dia nem sempre se confirmam x) mas podem ser apenas uma minoria, tal como há minorias de mulheres xD não estava a julgar o género todo, mas sim aquela minoria x)

    Ahaha, as mulheres nao sao complicadas x)

    P.S - Não me perguntes pq, mas a meio do teu prólogo comecei a sorrir x) [e eu tb me sinto assim qd releio o que escrevi. Já sei o que acontece, para que ler o que já estou farta de ler?xD] *

    ResponderEliminar
  4. '...Lembro-me que comecei a escrever com lágrimas a escorrer...' Aperto do coração deu-me agora man e não me perguntes porquê ! Sei que isto já foi ha mto tempo mas mesmo assim :S

    Não é q eu acabo de ler o prologo e chego aqui e pimba, surpresa...xD

    Adoro, adoro, adoro :)

    ResponderEliminar
  5. Tem no meu blog uma coisa pequenina mas com muito carinho para ti :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Esse livro, quando sai ? :)

    ResponderEliminar
  7. Pronto, esta' bem, somos. Mas vocês sao mais xD

    ResponderEliminar
  8. Estou de olho para quando esse livro sair. Só o prologo, fascina-me :)

    P.S.: É realmente verdade. Tudo o que ficam são lembranças de tudo o que temos - um passado.

    ResponderEliminar

Sou feito de críticas ;)