quarta-feira, 19 de maio de 2010

Histórias de amor

Quando desenganam a mente dos puros, tudo parece eclodir. Não há mais histórias de amor. Há histórias de luxúria, desejo físico, impetuosidade. É cliché escrever uma história de amor porque, hoje em dia, é isso que elas são. Histórias, passado, recordação do sonho perdido. Contudo, em alguns de nós, especiais, elas vivem e, na maioria delas, perpetuam.

É assim que o casaco sujo e a manga rota surgem. Amor à primeira vista não é querer deitar-se sobre outrem e despejar suas memórias sujas, enganosas, numa atitude egoísta e egocêntrica da paixão. O casaco sujo usa esse mesmo casaco desde o dia em que, quando tinha os seus dezoito juvenis anos, foi expulso do seu lar… de acolhimento. “Aquele não é sítio para crianças”, diz-nos a sociedade. Mas, diz a instituição que também não é sítio para adultos. Linha estúpida essa, a definição do dia em que temos de deixar tudo o que temos de bom na vida. A manga rota já nasceu descosida. A sua casa é a rua. Sempre foi. Sempre será.

O momento em que olhares se cruzam é como espadas enferrujadas. Duro… É difícil manter a inocência quando o nosso dia é feito de tentativas de roubo à nossa fragilidade. O olhar cruza-se e mantém-se fixo por minutos. Sim, porque nesta rua o tempo é a coisa menos importante. O tempo passa, depressa, devagar… Mas é sempre o mesmo tempo.

Quando a fome vence a manga, esta desfalece. Desmaia. A fraqueza é forte excessiva neste dia. Hoje, nem a sopa dos pobres nem a côdea dos ricos. E assim foi nos últimos quatro dias. E, aliás, assim será, provavelmente, nos próximos. O ciclo fecha-se enquanto o casaco sujo se apressa a aconchegar a manga rota.

Isabel de seu nome.

Os cabelos desgrenhados alojam-se nos braços débeis do casaco roto.

Marcos de seu nome.

O céu manifesta a sua raiva, a Natureza desperta com semelhantes actos de louvor à condição humana. Pelo menos eles… ajudam-se. A pinga de água no oceano da desordem, da estupidez. A chuva cai fortemente e o cabelo de Marcos escorre uma simples tinta castanha. A tinta de que somos feitos. Pó. Os seus olhos azuis são luz vaga na escuridão que se aproxima e se apodera.

Pela segunda vez nesse dia, Isabel abre os seus olhos castanhos e, com eles, observa o seu protector. Amareleja a sua expressão. O sorriso amarelo é vistoso e denunciante! Eis o salvador! Quem diria que hoje estaria deitada sobre os braços de um homem tão infeliz quanto ela!

Todos.

As classes têm linhas definidas por barras firmes de ferro. Fácil ficar frustrado com finais felizes. Nunca são perfeitos. Ou, se o são… nós tratamos de os tornar imperfeitos. Pelo menos aos nossos olhos.

Enquanto a voz vive, as palavras fluem. O entendimento é mais que natural e a suavidade é simplesmente magistral. O céu já escureceu e a lua… essa desvaneceu. As nuvens levitaram e as estrelas, essas… brilharam. Até porque o mundo pára enquanto o amor se manifesta. Ainda que só para eles. Ainda que a chuva caísse e eles vislumbrassem estrelas. Porque nós vemos o que queremos, somos o que queremos mas sentimos… o que não sabemos.

Hoje sim, sabemos. Só nós temos histórias de amor.

10 comentários:

  1. ainda não tenho a certeza se vou conseguir ir. como já vou ver o slash torna-se complicado... mas ainda hei-de convencer a minha mãe! :) ver o vedder (e os restantes, claro) era perfeito, mesmo.

    ResponderEliminar
  2. A perfeição está nos nossos olhos. Quando a felicidade nos invade achamos que a perfeição chegou... mas não.

    ResponderEliminar
  3. "Porque nós vemos o que queremos, somos o que queremos mas sentimos… o que não sabemos.

    Hoje sim, sabemos. Só nós temos histórias de amor."

    somos o que queremos nada :P
    Sabes, o amor não é apenas uma história de isso mesmo, é viver. E não me tiram da cabeça que o amor pode ser vivido de uma forma tão real quanto um conto de fadas, se é que me entendes !

    Sim, quero falar contigo. Quando? Não sei, a vida está disposta a manter-nos afastados e sem concordancia de tempo para falarmos. Mas sim, quero falar contigo e sim, quero-te comigo também.

    Se preferiste esquecer o quanto me conheceste e conheces não sei se é o melhor...porque poucas pessoas me conhecem dessa forma que tu fazes. Mas sei que depois disto, nós voltamos a ter o que sempre tivemos e TEMOS...sim, nós temos ainda o bichinho da amizade sabes ? ;)
    Eu gosto de ti, por muito que fique triste e por muita asneiras que diga !

    ResponderEliminar
  4. Gosto de tudo o que seja de anatomia, mas a izzie nao é das minhas preferidas tambem :p
    escreves incrivelmente bem!
    um beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Foi um texto sincero apenas o que escrevi.
    O amor traz-nos momentos de inocência, de paixão, de mágoa também. mas é com essa mágoa que aprendemos (:
    e aí quando encontramos o que julgamos ser o tal, lutamos com todas as nossas forças. e concordo contigo quando dizes que vemos o que queremos, nao porque estejamos cegos, mas porque nos convém também

    ResponderEliminar
  6. Oi, André!

    Ainda que um pouco atrasada, vim aqui retribuir a gentileza da sua visita, e deparei-me com um texto muito bem escrito, contundente, meio rascante mas com pitadas doces, já que o tema "amor" sempre suaviza os pensamentos mesmo quando causa dor.

    Beijo,
    Inês

    ResponderEliminar
  7. Conheço pouco gente que escreva tão mal como o andré.Que coisinha tão oca e pouco harmoniosa.Deveria dedicar menos do seu tempo a escrever estas (perdoe-me), porcarias.Textos curtos e menos pretensiosos. Irra

    ResponderEliminar
  8. O meu objectivo quando escrevo não é escrever bem. O único objectivo que tenho quando escrevo é o próprio acto de escrita. Libertar emoções, pensamentos, qualquer coisa que não consigo fazer de outra forma. =)
    Mas obrigado pela crítica, todas são bem-vindas =)

    ResponderEliminar
  9. Sendo assim fico mais descansada.Onde existe honestidade e paixão a censura deixa de fazer sentido. Ainda bem que é muito melhor pessoa que escritor. Pois na minha opinião um é meio caminho andado para o outro.Boa sorte.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado. Como disse, todas as críticas são bem-vindas. Engraçado é que pelo seu discurso, eu tenha sido levado a pensar que talvez me conheça. Usar a expressão "fico mais descansada" é no mínimo curioso.
    De qualquer forma, obrigado.

    ResponderEliminar

Sou feito de críticas ;)